Neurociência e Meditação

CONHECENDO O CAMINHO É MAIS FÁCIL CHEGAR





TÉCNICA DE MEDITAÇÃO PODE 'DESLIGAR ESTRESSE NO CÉREBRO

Pesquisas recentes indicam que é possível modificar a estrutura cerebral de forma a reduzir os impactos do estresse a partir de técnicas de meditação. No Youtube por  em 30/01/2011





Meditação e Neuroplasticidade

Para ativar legendas em português, botão "CC" na parte inferior no vídeo




A Neurociencia tem estudado as reacoes do cerebro em estado de relaxamento e descobriu que e possivel, sim, melhorar sintomas de doencas ligadas a atividade cerebral por meio da pratica meditativa. O psicologo e mestre em Neurociencias pela Universidade de Sao Paulo (USP), Leonardo Mascaro, partiu da teoria sobre frequencias das ondas cerebrais e desenvolveu uma serie de exercicios para fazer com que as pessoas consigam entrar em estado de meditacao.
Os resultados desta pratica, segundo Mascaro, sao fisiologicamente explicados e capazes de melhorar sintomas de estresse, sindrome do panico, dificuldade de concentracao e diversos outros problemas neurologicos epsicologicos. 
As descobertas cientificas mais recentes da Neurociencia, de acordo com ele, vem demonstrando que o cerebro e extremamente plastico e que treinamentos – mentais e neurologicos – podem produzir modificacoes tanto na estrutura quanto no funcionamento desse orgao vital. Mascaro assina o livro A Arquitetura do Eu – Psicoterapia, Meditacao e Exercicios para o Cerebro, no qual explica como a meditacao pode facilitar a experiencia de expansao da percecaão e consciencia, trazendo bem-estar, equilibrio e paz interior. 
Qual a relacao entre relaxamento e a meditacao ? 
O relaxamento produz beneficios variados, tanto fisicos quanto mentais, mas sua principal funcao e fornecer a base para que a meditacao possa acontecer. O relaxamento ativa um ramo do sistema nervoso chamado parassimpatico, que reorganiza o arranjo das frequencias cerebrais, principalmente no que diz respeito as ondas beta que, para que a meditacao possa ocorrer, devem ter sua amplitude reduzida – o que ocorre com o relaxamento.
Ha pessoas que se assumem como atarefadas e estressadas. Como esse comportamento pode prejudicar a saude psicologica? 
O que estas pessoas estao fazendo, na verdade, e alimentar uma auto-imagem que funciona como um programa “rodando” no hardware de seus cerebros, cobrando sistematicamente de seus sistemas nervosos a manutencao de um estado de alerta e prontidao constantes. Isso leva a um estado de estresse organico, que faz com que as glandulas supra-renais sejam constantemente estimuladas, liberando corticoides na corrente sanguinea, que vao abrindo grandes janelas para a atuacao dos radicais livres em areas bem demarcadas do cerebro, causando destruicao e perda de neuronios. Assim, ocorre um agravamento do quadro de estresse, que estimula mais e mais estes eventos fisiologicos, levando a perdas funcionais efetivas, de memoria, da capacidade de aprendizagem e, nao menos importante, do equilibrio emocional.